♄ A Meditação do Riso Interno

A meditação do Riso Interno é uma técnica de meditação que eu classifico como um presente do Universo para nos fazer sorrir a alma…

Apaixonada ♡

Sabe-se que o simples ato de sorrirmos envia ao cérebro um comando de bem-estar e segurança.

Todos conhecemos o poder e a força de um sorriso genuíno e as respostas positivas que atraem daqueles a quem o dirigimos.

A Meditação do Riso Interno é uma das primeiras práticas reveladas por Mantak Chia e hospitais dos países mais avançados utilizam a força do sorriso para ajudar o restabelecimento de seus pacientes, mesmo sem conhecer a Alquimia Interna Chinesa.

O riso interno é uma ferramenta poderosa para quem deseja atingir um estado de relaxamento. É bem sabido que o ato de sorrirmos movimentam 73 músculos do rosto, e envia um comando ao nosso cérebro: de que estamos alegres e em segurança.

Esta prática diária ativa o seu sistema imunológico e retira o estresse e o cansaço tão comuns nas pessoas que vivem em grandes cidades. Basta praticar todos os dias assim que acordar, para receber seus inúmeros benefícios: aprender a amar a si mesmo e aos outros, transformar emoções negativas, aumentar a vitalidade e relaxar profundamente. Procure fazer a meditação bem cedo pela manhã, sentado para o Leste, onde o sol nasce.

A técnica consiste em sentar-se em uma cadeira, com a coluna reta, pés apoiados no chão, colocar o peso do corpo nos pés, sendo que o queixo deve apontar para o chão, colocar a mão direita sobre a mão esquerda e descasar as mãos no colo.

Depois, devemos manter os olhos e ouvidos para dentro, com o olhar focado para o chão, evitando assim náuseas e tonturas, passear os olhos pelos órgãos e gira-los em movimentos espirais. Os homens devem girar os olhos no sentido horário, enquanto as mulheres devem fazer o movimento no sentido anti-horário. Essa orientação tem relação com os Chakras, centros de energia do corpo, assim como o Ying Yang (feminino / masculino), com o intuito de equilibrar estas duas energias, o dar e o receber.

Comece sempre a Meditação do Riso com o movimento de cavalgar: balance sua coluna para os lados a partir do osso do assento e do sacro. Ria internamente e balance cada vértebra desde a base até o crânio. Sinta sua coluna relaxada e morna, absorvendo uma luz dourada. Balance a coluna para frente e para trás inclinando levemente a cabeça. Sinta-se como um bambu oco. (Quando inclinar a cabeça empurrando o queixo contra o pescoço, você sentirá a cabeça conectada à vértebra lombar). Antes de terminar o movimento de cavalgar, sorria, imaginando que está fazendo isso do topo da cabeça até o início da coluna. E dali volte até a parte de cima da coluna.

O movimento de cavalgar e “rir para a coluna” é um muito importante para relaxar a coluna e o sistema nervoso. Se queremos relaxar, precisamos começar por esse exercício. Afinal, enquanto a coluna estiver dura e tensa o relaxamento não acontece.

Essa é a primeira forma da Meditação do Riso, que tem por objetivo energizar a coluna e o cérebro. Depois damos continuidade ao exercício, imaginando que estamos sorrindo para a bexiga, o útero, os ovários, os testículos e a próstata, gerando com isto muita energia.

Sendo assim, depois continue imitando o movimento de cavalgada lenta, sorrindo para a bexiga, o útero, os ovários, a próstata e os testículos. Imagine estes órgãos, sinta-os e se conecte com eles. Sinta que eles estão ligados ao cérebro e que dali sobe uma energia pela coluna, alimentando-o. Entre em contato com cada órgão do corpo, sentindo verdadeiramente sua presença dentro de você.

É importante lembrar que assim como qualquer outra prática de meditação, requer uma constância, no hábito para melhores resultados.

Curiosidade

Há milhares de anos, algumas mulheres na antiga China, sentaram-se em silêncio para observar a natureza e o corpo humano e desvendar os seus mistérios. Suas descobertas formaram uma cultura e uma ciência única no mundo.

Há 70 anos os ocidentais perceberam o quanto temos que aprender com esta sabedoria milenar transmitidas pelos livros clássicos chineses.

A Alquimia Interna Chinesa é uma das menos conhecidas e uma das mais eficientes por ser a origem básica de todas as outras, junto com os conhecimentos do I Ching. Isto se deve ao caráter hermético destas técnicas e à ordem tácita de mantê-las em segredo, que perdurou na China por milhares de anos.

No ocidente, os primeiros contatos com esta ciência mais pura aconteceu há 20 anos nos Estados Unidos, através do trabalho pioneiro de Mantak Chia, autor de mais de 15 livros sobre o assunto.

A Meditação do Riso Interno é uma das primeiras práticas reveladas por Mantak Chia.

Grandes pesquisadores em todo mundo debruçam-se sobre o poder das emoções positivas na conservação da saúde e da longevidade.

Todos conhecemos o poder e a força de um sorriso genuíno e as respostas positivas que atraem daqueles a quem o dirigimos. O que nos falta aprender é como construir um sorriso interno que leve aos órgãos vitais do corpo esta mesma sensação de bem-estar, relaxamento e confiança, tão necessários à nossa saúde do corpo e do espírito.

Meditação focada nos rins

Ainda sentado, imagine um imenso oceano azul, um fogo se acendendo embaixo deste mar e uma bonita luz azul evaporando do local. Sorria para esta luz azul e para dentro da bexiga, útero, ovários, próstata, testículos e rins. Sinta estes órgãos se expandirem com esta luz azul. Permita que uma sensação de delicadeza e serenidade se estenda pelo seu corpo inteiro, especialmente no fígado.

Meditação focada no fígado

Depois, ainda sentado, ria para o seu fígado, visualizando este órgão e estabelecendo uma comunicação com ele. Veja o sol iluminando uma floresta e imagine uma luz verde. Sorria para esta luz de cura e visualize a qualidade da bondade dentro do seu fígado. Sinta o órgão se expandir com esta luz verde e deixe-a irradiar-se para todo o corpo, especialmente para o coração. Sinta que esta luz verde está lhe energizando.

Meditação focada no coração

Ria para o seu coração, imaginando este órgão e se comunique com ele. Visualize uma luz vermelha, irradiada em um pôr de sol sobre o oceano. Sorria para esta luz com amor, paciência e alegria interna para o coração. Sinta este órgão se expandir cheio de luz vermelha e amor. Deixe-a se irradiar do coração para dentro de todo o corpo, especialmente para estômago, baço e pâncreas. Sinta que a luz vermelha está energizando estes órgãos.

Meditação focada no baço e pâncreas

Ria para o estômago, o baço e o pâncreas. Imagine-os e comunique-se com eles. Visualize os raios maravilhosos do sol do verão (sem calor) enchendo estes órgãos com uma luz dourada. Sorria para esta luz e imagine-a dentro do estômago, do baço e do pâncreas. Sinta uma sensação de calma, serenidade e equilíbrio. Permita que esta luz harmoniosa se irradie pelo seu corpo inteiro, especialmente pelos pulmões, energizando este órgão.

Meditação focada no pulmão

Ria para seus pulmões. Imagine-os e se comunique com eles. Visualize, sinta e inale uma pura luz branca e fresca das altas montanhas. Sorria esta luz dentro dos pulmões, do nariz, da pele e do intestino grosso. Permita que ela se irradie por todo organismo, especialmente pelos rins.

Repita duas vezes este ciclo da Meditação do Riso Interno. Depois, armazene esta energia do sorriso dentro da bexiga, do útero e da próstata, permitindo que esta energia suba pela coluna até o cérebro. Segure-a nesta região e gire os olhos internamente em espiral, para um lado e depois para o outro. Sinta a energia do sorriso energizando seu cérebro, sua coluna, os nervos e todos os órgãos e glândulas. Sinta os músculos de seu corpo ligados ao sistema nervoso. Descanse. Concentre-se na energia dentro do cérebro e na coluna. Sinta a consciência e a energia se expandindo.

Ao terminar a Meditação, faça círculos na altura do umbigo, girando as duas mãos (uma sobre a outra) para recolher a energia gerada e armazená-la na cavidade (tan tien) inferior.

Os homens devem girar as mãos 36 vezes no sentido horário e 24 vezes no anti-horário. Já as mulheres devem girar as mãos 36 vezes no sentido anti-horário e 24 vezes no horário.

Essa orientação ajuda a equilibrar as energias dos Chakras – pontos de energia vitais em nosso corpo, responsáveis por controlar o físico e o espiritual. As linhas do Chakras estão em constante movimento de energia em toda extensão do corpo. Como os Chakras são responsáveis por receber e transmitir energia igualmente para as áreas do corpo, proporcionando equilíbrio, ao trabalhar com eles é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo o físico, material, espiritual, sexual, etc.

Descanse por uns segundos, relaxando, com os olhos fechados e atento às transformações internas causadas pela Meditação do Riso interno. Sinta todas as células do seu corpo sorrindo.

Lembre-se que é muito importante sorrir com os lábios enquanto prática. No início, você poderá sentir que seu sorriso é um falso, mas não deixe que esta impressão pare com sua prática. Mais você perceberá que um sorriso interno constante começa a ficar presente em seu corpo, criando ondas de bem-estar durante todo o seu dia.

Receba este artigo como um presente vindo lá da antiga China, para lhe ajudar a construir uma vida melhor para você e para todas as pessoas com quem se relaciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *